JARAGUA DO SUL
Jaraguá do Sul é um município brasileiro do estado de Santa Catarina.
Em 1864 a princesa Isabel, filha do imperador Pedro II, casou-se com o Gastão de Orléans, Conde d'Eu. Como parte do dote constavam as terras que vieram a formar o município de Jaraguá do Sul.
Ao engenheiro e coronel honor...
Leia Mais
Jaraguá do Sul é um município brasileiro do estado de Santa Catarina.
Em 1864 a princesa Isabel, filha do imperador Pedro II, casou-se com o Gastão de Orléans, Conde d'Eu. Como parte do dote constavam as terras que vieram a formar o município de Jaraguá do Sul.
Ao engenheiro e coronel honorário do Exército Brasileiro, Emílio Carlos Jourdan, amigo do conde d'Eu e da princesa Isabel, ficou encarregado da demarcação das terras, que se localizavam entre a margem direita do rio Itapocu e a esquerda do rio Jaraguá indo, ao Norte, até o rio Negro. No início eram 12 léguas quadradas, sendo aumentadas posteriormente para 25 léguas quadradas.
Durante o processo da demarcação, Jourdan contratou ferreiros, marceneiros, carpinteiros, pedreiros e lavradores, a maioria vindo do nordeste, para a construção do engenho e a plantação da lavoura de cana-de-açúcar.
Em 1879, O engenheiro Krohne saiu de São Bento para explorar a região, abrindo picada pelo rio Itapocu até Jaraguá. Já os colonizadores Otto Hillbrecht e sua família chegaram em 1897, cursando o rio Itapocu em canoas, seguidos por outros, no mesmo ano.
Com a República, as terras dotais voltaram a ser patrimônio da União.
Durante sua história, Jaraguá pertenceu a São Francisco do Sul, Paraty (atual Araquari) e a Joinville. Somente no século passado, pelo Decreto nº 565 de 26.3.1934, Jaraguá foi desmembrado de Joinville, tornando-se município. Por ocasião da emancipação, o novo município denominou-se simplesmente Jaraguá, sendo seu nome alterado para Jaraguá do Sul em 31 de dezembro de 1943, pelo Decreto-Lei estadual nº 941, por haver outro município mais antigo com o mesmo nome, localizado no Estado de Goiás.
Imagem da cidade vista do Morro da Boa Vista
Imagem da cidade vista do Morro da Boa Vista
O topônimo Jaraguá é de origem tupi-guarani e significa "Senhor do Vale". É como os índios chamavam o Morro da Boa Vista, um dos mais imponentes na cidade.
Para Calixto D. Borges, um dos canoeiros de Jourdan, as máquinas para o engenho Jaraguá chegaram no dia 15 de abril de 1876. Sendo esta data contestada e na impossibilidade de precisar a do real estabelecimento de Emílio Carlos Jourdan na localidade, decidiu-se por 25 de Julho de 1876 como a data de fundação de Jaraguá do Sul, dia em que também são homenageados o imigrante, o colono e o motorista.
Situado na latitude 26º 29? 10?? sul e na longitude 49º 04? 00?? oeste, possui uma população estimada de 125 000 habitantes. Faz divisa com Campo Alegre e São Bento do Sul ao norte; Blumenau, Massaranduba, Pomerode e Rio dos Cedros ao sul; Guaramirim, Joinville e Schroeder ao leste e com Corupá ao oeste. O rio Itapocu é o principal rio, atravessando toda cidade, e tendo com principais afluentes os rios Jaraguá e Itapocuzinho.
Sendo colonizada pelas etnias húngara, polonesa e principalmente alemã - isso se reflete na Schützenfest (Festa do Atirador) - , Jaraguá foi a cidade que mais cresceu economicamente nos últimos 3 anos em Santa Catarina.
Dentre as indústrias sediadas em Jaraguá do Sul pode-se citar a WEG, um dos maiores fabricantes de motores elétricos do mundo, com fábricas na Argentina, Portugal, México e na China.
A cidade de Jaraguá do sul tem um dos Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) mais altos do Brasil. A qualidade de vida é um dos fatores que fazem com que este índice seja alto. Uma das ONGs de Jaraguá do Sul que se propõe a defender o meio-ambiente é a ADEAJS - Associação pela Defesa Ambiental de Jaraguá do Sul.
Resumir
fonte: