Rua Quinze de Novembro, 241, Cdiade Velha, Belém - PA, CEP: 66013-060
Compartilhar:

Mapa

Fotos

Horário de atendimento

Horário de atendimento não informado

Sobre

O Ver-o-Peso é a maior feira livre da América Latina. Está localizada na Cidade Velha, às margens da baía do Guarajá. Inaugurada em 1625, era entreposto fiscal, onde se media o peso exato das mercadorias para se cobrar os impostos para a coroa portuguesa.

Outras informações

Nenhuma informação disponível ainda.

Avaliações

Avalie este local

  • Wagner Penedo
    O principal ponto turístico da cidade, cartão postal de Belém, maior feira a céu aberto da América Latina, principal símbolo que traduz a essência de Belém é o Mercado do Ver-o-Peso. Conhecido por vender de tudo um comércio que não para, fica acordado desde as 2 da manhã, comercializando desde peixes amazônicos, carnes, inúmeras frutas, cestos de açaí, ervas medicinais, artesanatos, artigos religiosos, artigos esportivos, roupas, lanchonetes, bares, entre outros. A feira fica a margem da Baía do Guajará desde o início do sec XVII, lugar propício para a cobrança de impostos pelos Portugueses das mercadorias que chegavam dos interiores, alí existia uma das chamadas ¿Casas de Haver o peso¿, posto de fiscalização para pesar as mercadorias, por isso o nome. O Mercado do Ver-o-Peso possui 4 bens tombados: Mercado de Ferro ou Mercado do Peixe, Mercado da Carne , Praça do Relógio e Solar da Beira. O Mercado de Ferro com sua estrutura toda em ferro oriunda da Inglaterra, comercializa peixes e camarões frescos, a área externa é composta por lanchonete, uma barbearia, bares, pontos comerciais de produtos religiosos, de material para pesca, esportivo e descartáveis, e é onde se realiza também a venda de caranguejos vivos. Mais tarde passou a funcionar como o Mercado de Peixe com a venda de frutas, verduras e demais produtos. O Mercado de Carne abriga lojistas e feirantes, em sua maioria comercializando carnes e vísceras, mas também alguns que se dedicam ao comércio de refeições, polpas de frutas e produtos religiosos. O Solar da Beira abriga o Museu do Índio e parte da administração da Feira, serve de base para guardas municipais e dispõe de banheiros abertos 24 horas por dia.
  • Danilo José Rocha
    Sempre que preciso de algumas coisas que só são vendidas lá pelo bairro do Comércio em Belém, como alguns produtos eletrônicos ou algumas roupas de brechó, vou pelo Bairro e também pelo bairro da Cidade Velha. Depois de fazer compras, uma ótima pedida é ir ao Mercado do Ver-O-Peso, que fica localizado no finzinho da Avenida Boulevard Castilhos França. Lá tem de tudo! Tem frutas típicas, como cupuaçu, bacuri, taperebá e outras... O mercado de carne (que foi reformado recentemente e está, realmente, lindo! a arquitetura é de estilo fracês e vale a pena conferir) e o mercado de peixe, que é famosissímo! Camarão também é vendido em abundancia pelo marcado. Destaco a venda de produtos típicos, como banho de cheiro, que tem pra vários tipos: dar sorte no trabalho, sorte no amor, no sexo e em várias outras áreas da vida. Souvenirs, aquelas lembrancinhas feitas de diversos materiais, são vendidas no mercado, além de muitas frutas, verduras, legumes, roupas, eletrônicos, tucupi, lanches e muitas outras coisas... incluindo o famoso peixe frito com açaí de Belém!
  • Illa Quadros
    O Mercado do Ver-o-Peso além de abastecer a cidade com vários tipos de ervas medicinais e gêneros alimentícios, que chegam do interior paraense através de pequenas embarcações, praticamente é o centro do artesanato típico da região. Com centenas de anos, é um dos mercados públicos mais antigos do Brasil. E o Ver-o-Peso, a maior feira livre da América Latina. O Mercado tem este nome porque na época media-se o peso exato das mercadorias para cobrar impostos da coroa portuguesa. Fica às margens do Rio Guamá, na Baía do Guajará, e oferece uma variedade de produtos; barracas vendendo frutas regionais, peixes amazônicos, ervas medicinais, artesanatos, artes em barro, cerâmica, em cuias; artigos religiosos em gesso e em vela. Também se encontra brinquedos feitos de miriti, iguarias da terra e tudo que é típico da região. Basta ter paciência com o sol escaldante de Belém e bater perna pela Avenida Castilho França. O Mercado do Ver-o-Peso faz parte do complexo arquitetônico e paisagístico numa área de 35 mil metros quadrados, com construções históricas como o Mercado de Ferro, o Mercado de Carne, a Praça do Relógio, a Estação das Docas, a Feira do Açaí, a Ladeira do Castelo, o Solar da Beira e a Praça do Pescador. Sugiro ao meio dia dar uma parada para o almoço, peixe frito com açaí. Baratinho, frito na hora e muito bom, saboroso! Quem vai ao Mercado não pode sair sem ter a experiência de sentar-se e se deliciar num peixinho frito...
  • Acacio Junior
    O Mercado do Ver-o-Peso (antes chamado Mercado de Ferro)teve toda a sua estrutura de ferro foi trazida da Europa seguindo a tendência francesa de art nouveau. Tombado pelo patrimônio histórico pelo Iphan. É um dos principais cartões postais da cidade. O Mercado é considerado a maior feira ao ar livre da América Latina. O mercado do Ver-o-Peso reúne centenas de barracas de frutas, peixes, farinha, tapioca, ervas medicinais, temperos, doces, essências e artesanato. É o lugar perfeito para experimentar as exóticas frutas típicas e as delícias regionais, como o tacacá e açaí com peixe. Produtos vindos as ilhas, do mar e dos rios da região faz ferver com o comércio de peixes amazônicos, cestos de açaí, ervas medicinais, artesanatos e artigos religiosos, que são levados para todas as regiões da cidade e algumas cidades no interior do estado. Exótico, o mercado esta entre os melhores lugares para se conhecer antes de morrer.

Baixe o aplicativo do Apontador e encontre os locais que você procura com rapidez.