Casa da Cultura de Teresina

Rua Rui Barbosa, 348, centro, Centro,Teresina - PI, CEP: 64004-650

2 avaliações

Aberto agora

$$ - $$$

Formas de Pagamento

Alelo Restaurante
American Express
Aura
Boleto Bancário
Cheque
Depósito Bancário
Dinners Club
Dinheiro
Elo Crédito
Elo Débito

Aberto agora

Sobre

A Casa da Cultura é lar das mais diversas formas de artes. Oferece programação gratuita e exposições para todos, incluindo você. Entre, a Casa é sua!

Sobre

A Casa da Cultura é lar das mais diversas formas de artes. Oferece programação gratuita e exposições para todos, incluindo você. Entre, a Casa é sua!

Localização

Rua Rui Barbosa, 348, centro, Centro, 64004-650, Teresina - PI

rota pronta

Avaliações

Alan Bruno Da Silva Araújo

Alan Bruno Da Silva Araújo

publicada em 13/11/2014

A Casa da Cultura de Teresina, inaugurada em 12 de agosto de 1.994, ocupa uma edificação construída entre 1.870 e 1.880, pelo Sr. João do Rego Monteiro, o Barão de Gurguéia (1.809-1.897), para sua residência e família. O prédio é um dos mais bonitos exemplares da arquitetura eclética piauiense da segunda metade do século XIX, com aplicação das tradicionais ogivas nas portas e janelas. Em 1.993, iniciaram-se as obras de restauro do prédio através de convenio firmado entre a Prefeitura de Teresina e o Governo do Estado do Piauí. O pavimento superior foi cedido, pelo prazo de vinte anos em forma de comodato, pela Arquidiocese de Teresina à Prefeitura, que alugou o pavimento térreo para complementar a ocupação do edifício. Assim, em 1.994, após restaurada, foi inaugurada a Casa da Cultura de Teresina no imponente casarão da Praça Saraiva, pelo Governador Guilherme Melo e Prefeito Wall Ferraz. Objetivando preservar, promover e divulgar a cultura do Estado e especialmente a do município, a Casa da Cultura proporciona a estudantes, pesquisadores, turistas e a comunidade em geral a oportunidade de ampliar seu conhecimento, através de visitas a seu acervo museológico, de consulta às fontes de pesquisa bibliográficas e arquivísticas, da formação cultural e do lazer por meio de cursos, oficinas de arte e outras atividades culturais. A casa da cultura funciona de segunda à sexta de 08h às 18h e aos sábados, das 08h às 13h. É um local bem interessante para se visitar e conhecer um pouco da cultura Piauiense.

Flávio Ramos

Flávio Ramos

publicada em 06/11/2014

Aberto à visitação de segunda à sexta, das 8h às 18h, e aos sábados, das 9h às 13h, a Casa da Cultura fica num ponto bem conhecido dos teresinenses. Em frete a praça Saraiva local onde também fica a Catedral de Nossa Senhoras das Dores. A Casa da Cultura de Teresina ou ¿Casa do Barão¿ como também é conhecida é datada do século XX, período áureo de nossa cidade. No casarão você encontra museu, pinacoteca, galeria de arte e espaços dedicados à música, as artes cênicas e visuais. Oferecendo uma programação gratuita de qualidade com a exposição de artes de diversas a Casa da Cultura é o espaço certa pra você. A Casa da Cultura não tem estacionamento próprio, sendo necessário estacionar nas vias, mas como próximo funcionam algumas linhas de ônibus, táxis e mototaxistas não chega a ser um problema. Então, está passando próximo à praça Saraiva, entra lá e surpreenda-se.

Como você avalia este local?