Rio Paraiba do Sul
Avenida Quinze de Novembro, 0, Prq. Conselheiro Tomaz Coelho,Campos Dos Goytacazes - RJ,
Aberto agora
Dom à Sáb:
- 00:00 às 23:59
telefone não informado.
Sobre
O rio Paraíba do Sul é um rio brasileiro que banha os estados de SP., MG e RJ. O rio Paraíba do Sul é formado pela confluência dos rios Paraitinga e Paraibuna. Foi neste rio que encontraram a estátua de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, em 1717
Continua após a publicidade
Publicidade
Lugares para comer
Continua após a publicidade
Publicidade
Avaliações
Rodrigo Reis





publicada em 05/01/2012Considerando sua nascente mais afastada da foz, o rio Paraíba do Sul nasce na Serra da Bocaina, no Estado de São Paulo, com o nome de rio Paraitinga, recebendo o nome rio Paraíba do Sul na confluência com o Paraibuna, na Represa de Paraibuna. Perfaz um percurso total de 1.137 km[1], desde a nascente do rio Paraitinga até a foz em Atafona (São João da Barra), no Norte Fluminense.
Rodrigo Reis





publicada em 05/01/2012Os principais afluentes do rio Paraíba do Sul são o Jaguari, o Buquira, o Paraibuna, o Piabanha, o Pomba e o Muriaé. Esses dois últimos são os maiores e deságuam, respectivamente, a 140 e a 50 quilômetros da foz. Entre os sub-afluentes, está o rio Carangola, importante rio da bacia do rio Paraíba do Sul, posto que serve a duas unidades da federação, o Estado de Minas Gerais e o Estado do Rio de Janeiro.
Rodrigo Reis





publicada em 05/01/2012"Paraíba" é um termo de origem tupi que significa "mar ruim", através da junção dos termos pará ("mar") e aíba ("ruim")
Rodrigo Reis





publicada em 05/01/2012A bacia do rio Paraíba do Sul tem uma área de 56.500 km², abrangendo não só as regiões do Vale do Paraíba Paulista e Fluminense, mas também o Noroeste Fluminense e grande parte da Zona da Mata Mineira. Trata-se de território quase completamente antrópico, com a Mata Atlântica original restrita a parques e reservas florestais. O próprio rio tem seu curso marcado por sucessivas represas, destinadas à provisão de água e eletricidade para as populações da bacia e também da Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Em razão disso, o rio encontra-se hoje em estado ecológico crítico, com margens assoreadas e 40% da sua vazão desviada para o Rio Guandu. Suas águas também são utilizadas para abastecimento industrial, preservação da flora e fauna e disposição final de esgotos.
Rodrigo Reis





publicada em 05/01/2012A bacia do rio Paraíba do Sul tem como principais atividades econômicas os setores industrial e de agropecuária. O médio vale do Paraíba foi a primeira grande região produtora de café no Brasil, com a economia baseada em latifúndios e no trabalho escravo. Com a perda da primazia na produção cafeeira para o oeste paulista, seguiu-se uma estagnação econômica, sucedida por sua vez, a partir da fundação da Companhia Siderúrgica Nacional, por um processo de industrialização que fez do vale uma das maiores regiões industriais do país.
Rodrigo Reis





publicada em 05/01/2012A industrialização se concentrou na parte alta do vale, sendo mais relacionada à linha principal da Estrada de Ferro Central do Brasil, ligando o Rio de Janeiro a São Paulo, do que ao rio Paraíba propriamente dito, deixando de lado boa parte da região de desenvolvimento cafeeiro, principalmente as fazendas mais afastadas da ferrovia, depois suplantada em importância pela Rodovia Presidente Dutra. Em Volta Redonda o Rio foi muito importante,pois sua "curva" deu o nome da cidade. Por isso o povo de Volta Redonda agradece pelo abastecimento de suas aguas e de sua curva cujo nome e dado a cidade.
Rodrigo Reis





publicada em 05/01/2012Nos ultimos dias com as enchentes, o nivel do Rio atingiu mais de 11 metros, iniciando a afetar a cidade de Campos. Na av. 15 de Novembro já é possivel ver vazamentos...
Ricardo Borges





publicada em 14/01/2014Como o amigo ja disse: "Paraíba" é um termo de origem tupi que significa "mar ruim", através da junção dos termos pará ("mar") e aíba ("ruim") Hoje em dia as praias da região onde este rio desagua estão impróprias para banho! Como o nome já diz, Mar Ruim!