Continua após a publicidade

Publicidade

Museu do Círio de Nazaré

Rua Padre Champagnat, , Cidade Velha,Belém - PA, CEP: 66020-470

5 avaliações

Aberto agora

Aberto agora

Sobre

Nenhuma informação disponível ainda.

Sobre

Nenhuma informação disponível ainda.

Continua após a publicidade

Publicidade

Localização

Rua Padre Champagnat, , Cidade Velha, 66020-470, Belém - PA

rota pronta

Continua após a publicidade

Publicidade

Avaliações

Illa Quadros

Illa Quadros

publicada em 03/12/2014

Os paraenses já conhecem ou, se não, já ouviram falar por muitas vezes todos os anos. O Museu do Círio é palco de verdadeiros atos de fé, entrar neste local é sentir na pele a emoção de milhares de romeiros que se prepararam por meses para estarem entregando ao Museu e à Nossa Senhora de Nazaré a sua graça alcançada em formato de objetos que descrevem seus pedidos. Apesar de morar há mais de vinte anos em Belém, só tive a honra e o prazer de entrar neste museu ano passado quando fui entregar minha promessa alcançada, que foi um carro em vela, que carreguei durante a procissão em agradecimento a minha graça alcançada: conseguir comprar meu primeiro automóvel a vista. De cara já entrei chorando! É realmente muito forte a sensação que a gente sente ali dentro vendo todos aqueles objetos que transcrevem em cores e formatos o que cada pessoa quis agradecer, a graça que conseguiu alcançar por interseção de Nossa Senhora de Nazaré. A gente vê barquinhos, parte do corpo humano em vela, bonecas, velas enormes, casas de gesso, objetos de miriti, enfim...é uma variedade que você se estarrece de tanta emoção. Quem vem à Belém precisa acompanhar o Círio, sentir esta tal energia que todos falam e conhecer o Museu, que é a tradução de tudo isso.

Amanda Frade

Amanda Frade

publicada em 19/11/2014

O Museu do Círio de Nazaré fica localizado no Complexo Religioso e Cultural Feliz Lusitânia. Apesar de pequeno, tem dois ambientes que retratam as manifestações de fé por meio da exposição permanente de fotos, desenhos, figuras, brinquedos, objetos a história da manifestação religiosa que atrai cerca de dois milhões de fiéis por ano, de forma bastante lúdica. Mesmo para quem não é católico, é possível ver e sentir a fé das pessoas que passaram pelas procissões neste lugar. É possível encontrar todos os mantos de Nossa Senhora de Nazaré com suas histórias como quem confeccionou, ano que a santa usou e muito mais. As peças de arte sacra encontradas aqui são maravilhosas, a sensação que se tem é que possível chegar mais perto de Deus. Podemos perceber o sofrimento e os milagres dos devotos durante as procissões. Também encontramos enfoque em outros movimentos populares, sacros ou não que foram originados pela festividade maior, o Círio. Dentre eles, têm destaques "As Filha da Chiquita" (movimento irreverente, irônico, formado por gays, lésbicas, travestis e oprimidos), o Teatro dos Estudantes, o Arraial do Pavulagem, etc. O ingresso custa R$ 2,00 (inteira).

Wagner Penedo

Wagner Penedo

publicada em 06/11/2014

É um museu que visa mostrar e representar as manifestações de fé do povo paraense que ocorrem durantes as procissões do Círio de Nazaré. No lugar é possível encontrar os mais diversos tipos de objetos que foram entregues por romeiros durante as procissões, tanto como uma forma de agradecimento a uma graça alcançada ou como um pedido a uma graça que deseja alcançar, e é comovente ver os objetos e conhecer a história por trás deles através do museu. É neste espaço também que ficam expostos vários mantos usados na imagem peregrina durante a procissão do Círio. Para quem se identifica com a fé católica e/ou quer conhecer um pouco mais da história do Círio de Nazaré, é um lugar que vale muito a visita. O museu fica anexo a Basílica de Nossa Senhora de Nazaré, então quando for visitar a Basílica, já dá para aproveitar e ir conhecer o Museu do Círio.

Danilo José Rocha

Danilo José Rocha

publicada em 04/11/2014

No ano de 2012 fui ao Museu do Círio de Nazaré acompanhando alguns amigos que deveriam fazer um trabalho para o curso de graduação em Museologia. Fomos em um grupo de quatro pessoas e eles conseguiram autorização para fotografar, visto que se tratava de um trabalho acadêmico. Há várias seções, umas desde imagens da santinha até uns painéis sobre a tradicional festa da Chiquita. Brinquedos e objeto de miriti, asinhas de anjo, chapéis do Arraial do Pavulagem e outros enfeitam o museu, que fica localizado no Complexo Feliz Lusitânia, no bairro da Cidade Velha, onde fica o extenso Centro Histórico da capital paraense. Fotografias da procissão, das comidas típicas e outras situação fotografadas são expostas para o público do museu. Sei que o museu é muitíssimo frequentado no mês de outubro, quando ocorre a festividade para a Nossa Senhora de Nazaré, e mesmo em outros períodos, muitos fiéis visitam o local. É um ótimo local para conhecer mais sobre a maior celebração católica do mundo e uma das maiores religiosas do mundo.

Nylo Correa

Nylo Correa

publicada em 22/07/2012

um museu que conta a historia religiosa dos católico da região

Como você avalia este local?

Enviar fotos de
Museu do Círio de Nazaré

As imagens enviadas estão sujeitas a moderação por parte do Apontador e podem demorar alguns minutos para aparecer na página.

Continua após a publicidade

Publicidade

Continua após a publicidade

Publicidade