Continua após a publicidade

Publicidade

Clube Pinball Clube

Rua Uranos, 0, Ramos, Ramos,Rio De Janeiro - RJ,

4 avaliações

Aberto agora

telefone não informado.

Aberto agora

telefone não informado.

Sobre

e-mail [email protected]

Sobre

e-mail [email protected]

Continua após a publicidade

Publicidade

Localização

Rua Uranos, 0, Ramos, Ramos, Rio De Janeiro - RJ

rota pronta

Continua após a publicidade

Publicidade

Avaliações

Irann Coffey

Irann Coffey

publicada em 14/03/2012

Bagatelle Há registros históricos da existência de jogos de mesa desde o século XV. Ao mesmo tempo que alguns jogos transformaram os gols do críquete nas caçapas dos jogos de bilhar modernos, algumas mesas diminuíram em tamanho e os buracos foram colocados em posições estratégicas no meio da mesa. Na França, durante o reinado de Luís XIV, alguém criou uma mesa de bilhar menor que o usual e colocou pinos em uma das extremidades da mesa enquanto o jogador ficava na outra extremidade atirando bolas com um bastão com o intuito de derrubar os pinos. Os pinos levavam muito tempo para serem reerguidos após derrubados, portanto, uma evolução natural foi fixar os pinos na mesa e buracos na mesa se tornaram os alvos. Os jogadores podiam ricochetear a bola nos pinos para acertar os buracos mais difíceis de se alcançar. Em 1777 houve uma festa para o rei e sua esposa no Chateau D'Bagatelle, castelo do irmão do rei. A sensação da festa era um novo jogo em que a mesa era estreita e inclinada e se utilizavam tacos com os quais os jogadores atiravam bolas de marfim para a parte mais alta da mesa. O irmão do rei deu o apelido "Bagatelle" ao jogo que em pouco tempo se difundiu pela França. Alguns soldados franceses levaram suas mesas de Bagatelle favoritas para a América enquanto ajudavam a combater os ingleses na Guerra Revolucionária Americana. O jogo tornou-se tão popular nos Estados Unidos a ponto de se ver a figura de Abraham Lincoln jogando bagatelle em uma charge de 1863.

Irann Coffey

Irann Coffey

publicada em 14/03/2012

Ir para: navegação, pesquisa Foto de uma máquina de pinball. O jogador está à esquerda e pode-se ver todo o gabinete ao lado direito. Pinball é um jogo eletromecânico onde o jogador manipula duas ou mais 'palhetas' de modo a evitar que uma ou mais bolas de metal caiam no espaço existente na parte inferior da área de jogo. A bola, quando entra em contato com certos objetos espalhados pela área de jogo, aumenta a pontuação do jogador. As primeiras máquinas eram mecânicas e ao longo das décadas foram se sofisticando. Na segunda metade dos anos 70, incorporaram importantes avanços, passando a apresentar painéis de pontuação digitais (displays de LEDs), efeitos sonoros e visuais mais interessantes e maior complexidade de jogo. No início dos anos 80, passaram a incorporar fala sintética. A Taito foi uma notável fabricante de máquinas de pinball. São exemplos Shock (1979), Meteor (1980), Fire Action e Cavaleiro Negro (1981), Sure Shot, Hawkman, Oba Oba, Titan, Vortex, Rally, em meio a tantas outras. Outras fabricantes importantes foram a Gottlieb, a Williams, a Flippermatic, LTD, Data East (que mais tarde tornou-se Sega Pinball), Capcom e a Stern. Nos anos 80, os chamados fliperamas (casas de jogos eletrônicos) eram uma coqueluche nos centros das grandes cidades. Aos poucos, a reputação destas casas (outrora ruim) foi melhorando e elas invadiram os shoppings centers e endereços mais nobres. Hoje, no início do Século XXI, ainda que com menos glamour, as máquinas ainda existem e têm seus adeptos, mesmo com a concorrência dos jogos de computador.

Irann Coffey

Irann Coffey

publicada em 13/03/2012

As máquinas deixadas em Ramos não compõem um acervo do clube. Cada uma tem seu dono, que arca com a manutenção e os consertos. Gomes garante que o modelo dá "mais senso de responsabilidade". Ao perder uma partida, o jogador estouradinho pensa duas vezes antes de sacolejar ou chutar a máquina. Os próprios pinballs vêm com um sistema anti-estresse. O mecanismo conhecido como tilt, acionado por um pêndulo na mesa de jogo, trava as palhetas e a liberação de bolas diante de mudanças bruscas de inclinação

Irann Coffey

Irann Coffey

publicada em 13/03/2012

Os 500 metros quadrados do Rio Pinball Clube são decorados com os painéis de vidro pintados das cabeceiras das máquinas. Alguns dos backglasses são raridade: pertenceram a máquinas que já não são encontradas. As portas dos banheiros são uma diversão à parte. No feminino - sim, existe uma mulher entre os afiliados - uma placa exibe a dama loura da Vortex. No masculino, o cavaleiro negro monta seu corcel.

Como você avalia este local?

Enviar fotos de
Clube Pinball Clube

As imagens enviadas estão sujeitas a moderação por parte do Apontador e podem demorar alguns minutos para aparecer na página.

Continua após a publicidade

Publicidade

Continua após a publicidade

Publicidade