Museu Memórias do Bixiga e Museu Adoniran Barbosa

(4 avaliações)
Rua Dos Ingleses, 118, Morro dos Ingleses, São Paulo - SP, CEP: 01329-000
Compartilhar:

Mapa

Fotos

Horário de atendimento

Horário de atendimento não informado

Sobre

Instalado numa casa construída no início do século XX, o Museu do Bixiga contém objetos que recontam a história dos imigrantes italianos na região.

Outras informações

Nenhuma informação disponível ainda.

Avaliações

Avalie este local

  • Daniela Santos

    Ao visitar o Museu Memória do Bixiga você obrigatoriamente faz uma viagem no tempo. Mesmo antes de entrar no sobrado de 7 cômodos que abriga o museu (o imóvel é tombado como patrimônio histórico), a arquitetura nostálgica da Rua dos Ingleses e do entorno, remetem à influência da imigração italiana e inglesa ao bairro que é um dos mais tradicionais de São Paulo. Entre os 1,5 mil itens que ajudam a recontar a história do Bairro, você encontra peças que fizeram parte do cotidiano de pessoas que fundaram e viveram no bairro, tais como: garrafas de leite, cadeira de barbeiro, bicicletas e carrinhos de rolimã, cilindro de massas, além de uma infinidade de fotos belíssimas, que fazem você se apaixonar pela história do bairro e da colonização de influência européia. O museu abriga também, pertences pessoais do ilustre cantor e compositor Adoniran Barbosa. O guardador do Museu e nascido no Bairro, sr. Angelo Pelegrino Neto, faz às vezes de guia e te deixa informado sobre algumas das muitas histórias que os objetos que compõem o acervo têm para contar. Funciona de terça a sexta-feira das 14 às 18h e a entrada é gratuita. Indispensável para paulistanos e turistas que amam São Paulo e querem saber um pouco mais da história de como se formou essa metrópole e querem fugir das visitas aos museus mais tradicionais.
  • Karina Brandao

    Tudo que se refere ao Bixiga é motivo de nostalgia, o bairro em si é uma saudade que só, o museu tem sabor de bolachinhas à tarde com chá quente feito pela vó. Muitos arquivos ricos indispensáveis para conhecer a história do local, tanto pela sua significação quanto pela própria história da imigração Italiana no Brasil.

Leve o Apontador no seu smartphone, é grátis

* Disponível somente para Android