Aberto agora
Dom:
- 11:00 às 17:00
Ter à Sáb:
- 11:00 às 17:00
Sobre
Ícone da Independência do Brasil, o Museu do Ipiranga foi inaugurado em 7 de setembro de 1895, onde D. Pedro 1º proclamou o fim do Brasil Colônia. Antes disso, a ideia do projeto surgiu em 1823, um ano depois da separação de Portugal, na Assembleia Constituinte. A proposta foi discutida e postergada por diversas vezes até se tornar ¿questão do Ipiranga¿ - como a imprensa chamava na época.
Continua após a publicidade
Publicidade
Lugares para comer
Continua após a publicidade
Publicidade
Avaliações
Luiz Claudio Tebexreni Bezerra
Conhecido como Museu do Ipiranga, o O Museu Paulista da Universidade de São Paulo,fica localizado no Parque da Independência, na Av. Nazaré, Bairro de mesmo nome (Ipiranga). Atualmente está passando por uma grande reforma, para restaurar sua fachada, e assim, portanto, está fechado a visitações. O parque é lindíssimo, com muitas árvores e monumentos. O Museu também é uma obra de arte, e considerado por muitos como um dos cartões postais da cidade de São Paulo. O acervo do museu conta com mais de 125 mil itens, como objetos indigenas, mobiliários centenários, quadros, armas, e muito mais. Também possui uma biblioteca com mais de 20 mil livros. É mais uma ótima opção na cidade para um passeio com a família. É possível realizar excursões, agendando com a secretaria do Museu. Com certeza, durante a fase escolar, é muito legal para os jovens conhecerem um pouco mais do que é ensinado em sala de aula.
Eloá Oliveira
O Museu do Ipiranga, ou Museu Paulista, é um lugar muito importante para a nossa história e é uma pena, por um lado, que ele esteja fechado para restauro por tempo indeterminado, mas, por outro lado, o restauro é muito importante para conservação do patrimônio do país. Antes de ser fechado, o museu abrigava exposições permanentes e temporárias, alocadas em três pisos (subsolo, térreo e andar superior). No andar superior, funcionava a Galeria Universo do Trabalho (onde eram expostas técnicas e ofícios de São Paulo da virada do século XIX para o XX), o Salão Nobre e a Ala Cotidiano e Sociedade; no térreo, ficavam as exposições temporárias e a ala História do Imaginário. Já no Subsolo, eram disponibilizadas as exposições de temas e coleções variadas, além de uma lojinha muito legal e os banheiros. O prédio histórico é encantador, tanto por fora, visto que ele está localizado no Parque da Independência, como por dentro, por nos dar a sensação de estar em uma casa do tempo de Dom Pedro.
Ray Filho
Estive no Museu do Ipiranga há pouco tempo em 2012, e fui conhecer a causa de sua história. É um dos mais importantes de São Paulo. Lá tem um grande acervo de objetos e obras de arte históricas, muitas tem relação com a Independência do Brasil. A obra que mais me impressionou foi o painel "Independência ou Morte" de 1888, do Pedro Américo. É a mais famosa do museu, mas também é a que você mais passa tempo admirando e contemplando seus detalhes. Incrível.
Prof. Particular De Música - Guitarra E Violão Popular - Bela Vista SP
Belo acervo, local de grande inspiração - Recomendo visitação!
Caroline Alves Bezerra
Apesar de já ter ido ao Museu quando criança, ainda espero voltar lá para levar meu filho, quando estiver mais crescidinho, para conhecê-lo. Afinal, o Museu hoje está em reformas para obras de restauração desde 2013, e ainda nãohá previsão de reabertura. Portanto, está fechado para visitas. Estou falando do Museu Paulista da Universidade de São Paulo, mais comumente chamado de Museu do Ipiranga. Fica localizado no bairro do Ipiranga, na Av. Nazaré. Mesmo assim, é uma ótima opção para se conhecer um pouco mais da história do Brasil. O Museu é belíssimo, possui uma fachada linda, e um jardim maravilho na frente, com extensa área verde e um lago com chafariz que deixa o ambiente mais bonito. O acervo é grande, contendo obras de arte, mobiliários, armamento, além de uma biblioteca muito grande. Vale muito a pena a visita, mesmo quem já foi quando jovem, deveria ir mais uma vez para relembrar um pouco da história.
Vinícius De Oliveira Lima
O Museu do Ipiranga fica localizado na Praça da Independência no bairro do Ipiranga. Quando fui ao Museu do Ipiranga me diverti bastante isso porque gosto de ver alguns itens do uso cotidiano dos séculos anteriores. O espaço do museu é muito amplo e mesmo em dia que está lotado não fica tão desconfortável visitar o Museu. Outra atrativo do Museu é um jardim que une o museu e outros edifícios existentes no local, o jardim é bem amplo e foi muito bem planejado com passarelas e bancos para descansar depois de uma longa visita pelo Museu. O museu disponibiliza mais de 125 mil itens para exposição ao público, uma das coisas que gosto também de ver são objetos indígenas, acho muito interessante ver a criatividade deste povo com tão pouco recurso, o museu também disponibiliza para exposição armarias, pinturas, roupas da época, ferramentas e outros itens de uso pessoal que nos dá uma ideia de como era a vida nos séculos passados. Pra quem gosta de contemplar a histórias passadas tenho certeza que vão gostar do Museu.
William Correia
Fechado desde agosto de 2013 e com previsão de abertura só para 2022, o Museu Paulista da USP, mais conhecido como Museu do Ipiranga e famoso pelo ¿grito do Ipiranga¿ de Dom Pedro I na Proclamação da República, não oferece por enquanto todo o acervo histórico (desde utensílios indígenas até armas e pinturas que marcaram a cultura brasileira nos séculos XIX e XX) que o tornou um dos mais visitados do país desde sua fundação, em 1895. Mas o local segue recebendo diversos eventos populares e ainda é bastante atrativo para quem quer tirar fotos ou se exercitar. As obras no museu não atrapalham o Parque da Independência, que fica no mesmo complexo. O lugar recebe diariamente diversos corredores amadores e possui uma trilha com aparelhos multifuncionais para pessoas de qualquer idade. É estimulante se exercitar e fotografar em meio ao ar livre e florido do parque. Para chegar, existem como opções a estação Ipiranga da CPTM e diversos ônibus que saem das estações Alto do Ipiranga, Vila Mariana e Pedro II do Metrô para quem não quiser disputar uma concorrida vaga para estacionar o carro nas ruas mais próximas.